10/01/2024

TOQUE DE RECOLHER NO EQUADOR - Presidente põe Exército nas ruas contra facções criminosas TOQUE DE RECOLHER NO EQUADOR - Presidente põe Exército nas ruas contra facções criminosas




Em meio à escalada de violência no Equador, que inclui a tomada de uma emissora de TV ao vivo por criminosos, o presidente Daniel Noboa decretou nesta terça-feira (9) “conflito armado interno” no país.

A medida autoriza a intervenção do Exército e da Polícia Nacional no país contra facções criminosas, e também:

-Identifica como organizações terroristas 22 facções criminosas e “atores beligerantes não estatais”;

-Determina às Forças Armadas a execução de operações militares para “neutralizar” os grupos criminosos, “respeitando os direitos humanos”.

Escalada de violência

O país vive uma crise de segurança há dois dias. Noboa decretou na segunda (8) estado de exceção, depois da fuga da prisão de um criminoso conhecido como Fito, chefe do grupo Los Choneros. O decreto segue em vigor e estabelece toque de recolher entre 23h e 5h.

Nesta terça-feira (9), as autoridades relataram a fuga de outro criminoso: Fabricio Colón Pico, um dos líderes de Los Lobos, preso na sexta-feira pelo crime de sequestro e por sua suposta responsabilidade em um plano para assassinar a procuradora-geral do país.

O que está acontecendo:

Sete policiais foram sequestrados já durante o período de estado de exceção. Os sequestros aconteceram nas cidades de Machala e Quito e na província de Los Rios;

Vídeos circulam nas redes sociais com supostas execuções de agentes penitenciários e policiais sendo feitos reféns;

Thiago Allan Freitas, filho de um brasileiro, afirmou que o pai está entre os sequestrados: “Estamos desesperados”, disse em uma rede social. O Itamaraty informou que está monitorando o caso;

Além dos sequestros de agentes na noite de segunda-feira, houve explosões na província de Esmeraldas. Várias pessoas lançaram um artefato explosivo perto de uma delegacia e dois veículos foram queimados em outros locais, sem deixar vítimas.

Relatos apontam que criminosos invadiram uma universidade em Guaiaquil, que suspendeu as aulas.

Em Quito, um veículo explodiu e um dispositivo foi detonado perto de uma ponte de pedestres. O prefeito Pabel Muñoz pediu ao Executivo a “militarização” de instalações estratégicas ante a “crise de segurança sem precedentes”.

O Ministério da Educação suspendeu as aulas presenciais em todo o país até a próxima sexta (12);

Diante da gravidade da situação, o governo do Peru disse que vai reforçar a segurança na fronteira com o Equador.

Novo presidente

Noboa, de 36 anos, é o presidente mais jovem do Equador e chegou ao poder com a promessa de atacar com firmeza os grupos de traficantes, ligados a cartéis colombianos e mexicanos. Ele foi eleito em outubro do ano passado.

O estado de exceção estará em vigor por 60 dias em todo o país, incluindo nas penitenciárias. A medida inclui um toque de recolher de seis horas, entre 23h e 5h, horário local (das 01h às 07h em Brasília).

A sede presidencial e as estações de metrô de Quito estão militarizadas.

A declaração de estado de exceção permite às Forças Armadas intervir no sistema prisional, onde na segunda-feira se registrou a retenção de um número indeterminado de guardas. O órgão que o administra (SNAI) não indicou se foram libertados.

Redação com g-1 /  Imagem: Reprodução Tv