09/01/2024

ATENÇÃO APOSENTADOS! - Quem recebe mais de um mínimo não terá ganho real ATENÇÃO APOSENTADOS! - Quem recebe mais de um mínimo não terá ganho real




O governo anunciará ainda nesta semana o reajuste dos benefícios do INSS para aqueles que recebem acima de um salário mínimo. Conforme acordado, a reposição será apenas da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a ser divulgado pelo IBGE na quinta-feira. Não está previsto aumento real para aposentados e pensionistas nesse caso. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, para os beneficiários pagos pela Previdência Social, incluindo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que recebem até um salário mínimo, haverá ganho real, acima da inflação. O valor desses benefícios seguirá o piso nacional, que teve um aumento de 6,97% em comparação aos 1.320 reais vigentes no ano anterior.

O novo salário mínimo para 2.024 foi fixado em R$ 1.412, determinado com base na inflação entre dezembro de 2.022 e novembro de 2.023, que foi de 3,85%, além de três pontos percentuais referentes à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2.022.

A Previdência atualmente atende cerca de 39 milhões de beneficiários, incluindo o BPC, sendo que 67% desse grupo recebe até um salário mínimo. Após a divulgação do INPC, os Ministérios da Previdência e da Fazenda emitirão uma portaria conjunta com os ajustes nos benefícios previdenciários. Esse percentual também corrigirá as faixas de contribuição e o teto do INSS, atualmente em R$ 7.507,49.

Redação com sistema Globo / Imagem: Reprodução divulgação INSS