03/01/2024

ATAQUE TERRORISTA NO IRÃ - Mais de cem pessoas morrem em explosões durante procissão ATAQUE TERRORISTA NO IRÃ - Mais de cem pessoas morrem em explosões durante procissão




Duas explosões mataram nesta quarta-feira (3) 103 pessoas que caminhavam em procissão para o túmulo de Qassem Soleimani, o general iraniano morto por um ataque com drone dos Estados Unidos em 2.020, no Irã. 

Outras 140 ficaram feridas, segundo serviços de emergência.

O grupo, segundo autoridades locais, faria uma homenagem pelos quatro anos da morte de Soleimani, ex-comandante da Guarda Revolucionária do Irã e uma das pessoas mais influentes no país quando morreu, em 3 de janeiro de 2.020.

O general iraniano Qassem Soleimani morto em ataque com drone

O governo iraniano chamou a explosão de "atentado terrorista" e disse se tratar de um ataque suicida cometido por pessoas que estavam no meio da multidão. Nenhum grupo havia reivindicado o ataque até a última atualização desta reportagem.

O ministro de Interior iraniano, Ahmad Vahidi, prometeu uma "resposta retumbante" ao suposto ataque.

A imprensa local afirmou que as explosões ocorreram em uma rua a caminho do cemitério onde o corpo de Soleimani está enterrado, na cidade de Kerman, na região central do país.

A primeira explosão, segundo o serviço de emergência de Kerman, aconteceu a cerca de 700 metros do túmulo do general iraniano. Pelas redes sociais, pessoas que estavam no local relataram haver centenas de corpos espalhados.

Já a segunda explosão ocorreu minutos depois, em um ponto mais afastado e perto das primeiras equipes de emergência que já haviam chegado, ainda de acordo com as autoridades locais.

Redação com g-1 / Imagens: Reprodução Tv