26/12/2023

EVENTO EM BRASÍLIA - Governo prepara ato de peso para lembrar o 08 de Janeiro EVENTO EM BRASÍLIA - Governo prepara ato de peso para lembrar o 08 de Janeiro




Ricardo Cappelli, ministro em exercício da Justiça e Segurança Pública, afirmou nesta terça-feira (26) que “não há preocupações até o momento” sobre a segurança em Brasília durante os eventos previstos para o dia 8 de janeiro de 2.024.

A fala aconteceu depois de uma reunião para organizar a segurança para as festividades planejadas para o dia.

“Foi uma reunião de integração, de troca de informações, uma vez que haverá um ato histórico no 8 de janeiro, um ato de celebração com autoridades de todo o Brasil. Não há nada que gere preocupações neste momento”, disse Cappelli a jornalistas. “Até agora, não há sinal de nada fora do normal.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer fazer um grande evento na data que marca um ano da invasão das sedes dos Três Poderes, com a presença das principais autoridades da República. O objetivo do ato simbólico previsto para acontecer no Congresso Nacional é evitar que o caso seja esquecido.

Para garantir as normalidades durante o dia 8 de janeiro, o ministro em exercício esteve reunido com representantes das forças de segurança dos Três Poderes e do Distrito Federal.

Estiveram no encontro Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Legislativa, segurança do Supremo Tribunal Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Esta foi a primeira reunião para tratar do esquema de segurança do evento. Na próxima quinta (4), Cappelli assina o plano de ações integradas definindo as responsabilidades de cada uma das forças de segurança reunidas para a garantia da tranquilidade.

Segundo o ministro em exercício, há um monitoramento da pasta de Justiça e Segurança Pública de possíveis atos e manifestações mais violentas, mas, no entanto, não foi detectado nada que possa preocupar a integridade dos prédios e das autoridades da República.

CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Brasil