26/12/2023

IMPOSTÔMETRO BRASILEIRO - Impostos pagos no ano por brasileiros superam 3 trilhões de reais pela 1ª vez IMPOSTÔMETRO BRASILEIRO - Impostos pagos no ano por brasileiros superam 3 trilhões de reais pela 1ª vez




Neste Natal, 25 de dezembro, os contribuintes brasileiros completaram 3 trilhões de reais em impostos, segundo levantamento feito pelo Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na região central da capital paulista para medir o total pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano. O cálculo inclui impostos, taxas, contribuições, multas, juros e a correção monetária.

Esta é a primeira vez, desde o início de suas operações em 2.005, que o painel atinge esse patamar. No mesmo dia do ano passado, o Impostômetro registrou R$ 2,8 trilhões, ficando  200 bilhões de reais abaixo da marca atual.

“Esta marca histórica mostra que o problema fiscal do governo não se encontra do lado da Receita, mas dos gastos. O que preocupa é que o governo, com a aprovação do Congresso, vem adotando fortes aumentos da tributação para cumprir as metas do ‘arcabouço fiscal’. Além disso, a Reforma Tributária aprovada poderá trazer novos aumentos de impostos. Os contribuintes precisam ficar atentos e cobrar medidas de redução dos gastos”, afirma Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP.

O Impostômetro fornece informações diárias sobre a arrecadação, permitindo que os contribuintes avaliem se os governos estão utilizando os impostos de maneira apropriada. Além do painel físico na Rua Boa Vista, 51, no Centro Histórico de São Paulo, próximo ao prédio da ACSP, há também o site do Impostômetro, onde é possível acompanhar a arrecadação em diferentes níveis governamentais e verificar os percentuais de impostos em diversos produtos e serviços.

Redação com Mercado e Consumo / Imagem ilustrativa: Reprodução-Impostômetro