23/12/2023

O IATE DA COCAÍNA - Embarcação é apreendida e tripulação é presa no Atlântico O IATE DA COCAÍNA - Embarcação é apreendida e tripulação é presa no Atlântico




Três pessoas, incluindo um capitão escocês, foram presas depois que 1,2 tonelada de cocaína foi apreendida em uma embarcação. O trio foi localizado a partir de uma operação internacional contra o tráfico de drogas liderada pela Agência Nacional do Crime (NCA). A ação levou à intercepção de um iate de registo espanhol a quase dois mil quilômetros a leste da Martinica, uma ilha que faz parte das Índias Ocidentais Francesas.

Segundo a NCA, operação, que ocorreu no último dia 18, tinha como alvo um grupo criminoso suspeito de transportar cocaína através do Atlântico para a Europa. Dentro do barco, os agentes recuperaram cerca de 40 fardos de cocaína, que representariam no mercado europeu o equivalente a 96 milhões de libras.

Todos os três tripulantes foram presos e levados para a Martinica para enfrentar acusações. Um dos três é um homem de 29 anos de Stornoway, na Ilha de Lewis.


Após a operação, outras cinco pessoas foram detidas pelas autoridades espanholas em Marbella e Valência. Eles incluem um homem de 62 anos, natural de Lincolnshire, e seu filho de 24 anos. Ambos são agora residentes na Espanha. Eles foram detidos pela Polícia Nacional espanhola num restaurante em Marbella, no dia 19.

Todos os cinco permanecem sob custódia enquanto a investigação continua. Oficiais da rede internacional da NCA uniram forças com a Polícia Nacional, a alfândega francesa, a marinha francesa e o Centro de Análise e Operações Marítimas de Narcóticos (MAOC-N) em Lisboa, Portugal.

Redação com jornal O Globo / Imagens: Reprodução divulgação NCA