21/12/2023

GELADEIRAS MAIS CARAS - Mudança feita pelo governo fará preço de refrigeradores aumentar no ano novo GELADEIRAS MAIS CARAS - Mudança feita pelo governo fará preço de refrigeradores aumentar no ano novo




As mudanças implementadas pelo governo Lula para o mercado de refrigeradores vai impedir a venda de oito de cada dez (81,25%) geladeiras registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro), segundo levantamento realizado.

Segundo os cálculos, das 528 geladeiras registradas (refrigeradores e refrigeradores-congeladores de 110 V ou 220 V), apenas 99 (18,7%) atendem ao novo padrão estabelecido.

A nova determinação do MME (Ministério de Minas e Energia), que passa a valer em 31 de dezembro, exige que os refrigeradores tenham eficiência energética de, no mínimo, 85,5%. A partir de 2.025, a régua sobe ainda mais, e a indústria precisará adequar as geladeiras para 90% de eficiência.

A Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), que engloba fabricantes dos produtos que fazem parte da linha branca, estima que 83% das unidades atualmente não saem das fábricas com a exigência.

Assim, para a entidade, apenas os itens de alto padrão, com preço mínimo entre 4 e 5 mil reais, estarão disponíveis nas lojas. Atualmente, o valor de entrada dos refrigeradores varia em torno de 2 mil reais.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução redes sociais