20/12/2023

MILEI JÁ É ALVO DE PROTESTOS - Argentinos se organizam para ocupar ruas de Buenos Aires MILEI JÁ É ALVO DE PROTESTOS - Argentinos se organizam para ocupar ruas de Buenos Aires




Movimentos sociais e partidos de esquerda da Argentina programaram manifestações para esta quarta-feira (20), mesmo depois que o governo do presidente Javier Milei prometeu retaliações e impôs restrições.

Essa é uma mobilização tradicional, em memória dos 39 mortos nos protestos de 19 e 20 de dezembro de 2.001, ano da pior crise econômica, social e política que a Argentina já viveu.

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou, na última quinta-feira (14), que as forças de segurança federais vão intervir para impedir bloqueios de ruas e rodovias pelo país.

As pessoas podem se mobilizar, mas devem ocupar apenas as calçadas ou áreas que não atrapalhem a circulação de veículos.

A medida faz parte do chamado "pacote antipiquete", anunciado pelo governo que tomou posse no último dia 10.

Bullrich disse que todas as forças federais poderão ser acionadas e que será empregada "a mínima força necessária e suficiente" para acabar com as mobilizações.

Quem estiver protestando com o rosto coberto ainda poderá ser detido e encaminhado para verificação da identidade.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução redes sociais