19/12/2023

A TERRA TREMEU - Forte terremoto mata mais de cem pessoas na China A TERRA TREMEU - Forte terremoto mata mais de cem pessoas na China





Equipes de resgate trabalham em busca de vítimas após um forte terremoto de 5,9 de magnitude que atingiu o noroeste da China, no fim da segunda-feira (18), no horário local. Ao menos 111 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas, segundo a agência estatal de notícias chinesa Xinhua.

Autoridades chinesas ativaram um alerta de emergência de socorro e enviaram equipes às áreas afetadas para socorrer feridos e avaliar os danos.

Pessoas têm sido retiradas dos escombros e levadas para hospitais da região. Não há informações sobre desaparecidos. Ainda não está claro o verdadeiro tamanho dos estragos. Como era tarde da noite, 23:59 no horário local, muitas vítimas poderiam estar dormindo na hora do tremor.

O epicentro do abalo foi registrado a cerca de 37 quilômetros de Linxia, na província de Gansu, e a uma profundidade de 9,6 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Especialistas dizem que, quanto mais próximo à superfície, mais danos um tremor pode causar. O órgão americano avalia que o tremor foi severo, o que pode ter causado danos de moderados a graves.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Tv