18/12/2023

FORÇA DA NATUREZA - Sul do Brasil pode ser atingido por tempestade que se abateu sobre a Argentina FORÇA DA NATUREZA - Sul do Brasil pode ser atingido por tempestade que se abateu sobre a Argentina




A tempestade que deixou 50 mil pessoas sem energia em Buenos Aires, na Argentina, neste domingo, pode estar vindo em direção ao Brasil. A instabilidade pode ter se formado por conta do calor severo do fim de semana, segundo o MetSul, e o padrão pode se repetir em território nacional.

A instabilidade alcança parte do Rio Grande do Sul, e veio com o avanço de uma massa de ar fria do sul em direção a uma massa de ar excepcionalmente quente. O encontro provoca tempestades violentas, como foi visto na Argentina.

Nos estados do Sul do Brasil, a previsão para a semana é de chuvas após um fim de semana de calor. O Inmet emitiu um alerta de tempestade que deve afetar o Rio Grande do Sul até a tarde da segunda-feira. As regiões afetadas são o sudoeste, sudeste e centro do estado e a região metropolitana de Porto Alegre.

O Instituto prevê um grau de severidade de perigo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A tempestade deve incluir chuva entre 30 a 60 mm/h, ventos intensos até 100 km/h e queda de granizo.

Na Argentina, fortes chuvas e ventos castigaram a cidade litorânea de Bahía Blanca no sábado, deixando 13 pessoas mortas e dezenas gravemente feridas após a queda do telhado de uma instalação onde estava ocorrendo uma competição de patinação, de acordo com fontes do gabinete do prefeito.

Em Buenos Aires, a tempestade começou por volta das 3h da manhã (horário local) de domingo, deixando dezenas de árvores caídas, toldos e outdoors desmoronados, além de vários cortes de energia. Mais de 500 pedidos de ajuda foram registrados até às 9h (horário local).

O Aeroporto Jorge Newbery foi fechado, com mais de 70 voos cancelados ou desviados para outros aeroportos até as 9h30. Mesmo aeronaves estacionadas sofreram, sendo giradas com os efeitos dos ventos em vídeos registrados nas redes sociais.

Redação com Sistema Globo / Imagem: Reprodução divulgação