17/12/2023

CASAL CENTENÁRIO - Homem de 104 anos e esposa de 100, comemoram 83 anos de casados CASAL CENTENÁRIO - Homem de 104 anos e esposa de 100, comemoram 83 anos de casados




Se a idade de cada um já é algo a surpreender, o tempo que estão casados causa ainda mais admiração. Manoel Angelim e Maria Almeida de Souza têm 104 anos e 100 anos, respectivamente. Este ano o casal completou bodas de begônia, ou seja, 83 anos de união.

Durante esse tempo, os dois tiveram 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos. Todos ainda moram na cidade onde os idosos se conheceram: Boa Viagem, que fica a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará.

Valéria Angelim, uma das netas do casal, revelou detalhes sobre o raro matrimônio, como é a rotina de Angelim e Almeida e o segredo para os 83 anos de companhia.

“Hoje eles têm uma vida tranquila. Vivem numa casinha construída pensada para eles mais próxima a mim, que sou a cuidadora junto com meu filho. Gozam de paz e saúde e muito amor por parte de todos que conhecem”, comentou Valéria.

O casal se viu pela primeira vez por volta de 1.936, segundo a neta. Ambos trabalhavam com agricultura, ajudando suas famílias. Angelim foi à região onde Almeida morava, distrito de Boa Viagem, para pegar uma carga de rapaduras e logo reparou na moça.

Nada aconteceu naquela época, no entanto. Os amados viriam a se reconectar anos depois e casaram em 20 de novembro de 1.940.

"Por obra do destino os dois se encontraram e Angelim despertou um amor à primeira vista. Assim que teve oportunidade, ele a pediu em namoro".

O relacionamento, no entanto, não foi prontamente aprovado pela mãe de Almeida, conta Valéria. Angelim precisou conquistar a família de sua noiva aos poucos e logo tratou de construir uma casa para a família que estava prestes a se formar.


Bodas de begônia não são tão comuns. Em 2.020, o portal g1 noticiou que equatorianos bateram recorde como o casal mais velho do mundo, com 79 anos de matrimônio.

Agora,conta a história do casal brasileiro que está junto há 83. Segundo Dona Almeida e sua família, o segredo é simples: amor.

Redação com portal g-1 / Imagens: Reprodução arcevo da família