16/12/2023

DILMA TIRANDO O ATRASADO - Ex-presidente ganha hoje mais de dez vezes o que ganhava no Planalto DILMA TIRANDO O ATRASADO - Ex-presidente ganha hoje mais de dez vezes o que ganhava no Planalto




A ex-presidente Dilma Rousseff viralizou nas redes após dar uma resposta curta e grossa para uma passageira de classe econômica sobre viajar em um assento de primeira classe em avião. No vídeo compartilhado nas redes sociais, Dilma rebateu o comentário, ao sair de um voo da Fly Emirates: “Eu sou presidente de banco, querida. Acha que presidente de banco viaja como?”, perguntou.

Quanto ganha Dilma?

De fato, presidentes de bancos costumam ter diversos privilégios pelo cargo que ocupam. Algumas vantagens são por questões de segurança, outras por luxo e conforto mesmo. Como presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, Dilma recebe pelo menos  290 mil reais por mês entre salários e benefícios incluídos no pacote.

Segundo o último balanço anual divulgado pelo NBD, o total pago em salários e benefícios aos seis postos de chefia do banco — formados pela presidência e cinco vice-presidências — é de 4 milhões de dólares por ano. O relatório contábil não discrimina o valor pago a cada um e informa somente o gasto global.

Em um cenário hipotético, com o valor sendo dividido igualmente entre os seis cargos, cada um receberia  55 mil e 500 dólares mil por mês — equivalente a mais ou menos 290 mil reais mensais.

Série de benefícios

O banco também oferece uma série de benefícios como: assistência médica, assistência educacional para filhos, auxílio viagem para o país de origem, subsídios para mudança em caso de contratação e desligamento, e transporte aéreo.

Para efeitos de comparação, como presidente da República, Dilma recebia cerca de R$ 30 mil e 900 reais mensais. Com descontos obrigatórios, o valor caia para  23 mil e quinhentos. Além disso, Dilma tinha benefícios como cartões corporativos e a possibilidade de usar aviões da Força Aérea Brasileira para viagens oficiais e até pessoais.

Benefícios como ex-presidente

Por segurança, ao final do mandato, qualquer ex-governante brasileiro passa a ter direito a oito servidores, seis de apoio pessoal, e dois motoristas junto a veículos oficiais da União. Essas despesas são regularizadas por Lei de 1.986 e custeadas pela Presidência da República.

Redação com Sistema Globo / Imagem: Reprodução Tv