15/12/2023

DERRUBANDO OS VETOS - Petistas e líderes votam contra Lula e mudam decisões do presidente DERRUBANDO OS VETOS - Petistas e líderes votam contra Lula e mudam decisões do presidente




Correu frouxa a traição no Congresso na sessão que derrubou o veto à desoneração da folha. No Senado, Daniella Ribeiro (PSD-PB), Jorge Kajuru (PSB-GO), Dorinha Seabra (União-TO), Weverton (PDT-MA) e Zenaide Maia (PSD-RN), todos da liderança do governo, não se fizeram de rogados e engrossaram o resultado que derrotou o veto de Lula: 60 a 13. Na Câmara, o revés foi ainda pior, 378 a 78. Entre deputados, além de líderes de Lula, até um petista foi seduzido pelo afã da traição.

34 anos de PT

A surpresa petista ficou por conta de Zé Neto, deputado baiano. O único do PT que não se constrangeu e votou para derrubar o veto de Lula.

Trair e coçar...

Lideranças de Lula na Câmara também traíram: Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Waldemar Oliveira (Avante-PE), Marreca Filho (Patriota-MA).

...é só começar

Fecham a lista da Câmara: Josenildo (PDT-AP), Igor Timo (Podemos-MT), José Nelto (PP-GO), Jonas Dozinette (PSB-SP) e Bacelar (PV-BA).

Até tu?

No PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos 12 deputados votantes, 11 foram contra o veto. No Senado, três contra e só um favorável.

Congresso derruba veto e salva 600 mil empregos

A derrubada do veto de Lula (PT) à desoneração da folha salvou ao menos 600 mil empregos. Era a estimativa de fechamento de postos de trabalho, com a lógica raivosa do governo contra o setor privado, que emprega 91% dos brasileiros. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) acusou a lei de “inconstitucional”, desdenhando das comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara e dos votos de 430 parlamentares. Como “economista”, Haddad se revelou mau jurista.

Vexame sindical

Para se manter obediente ao PT, a maioria dos atrasados sindicalistas brasileiros fechou os olhos à ameaça da perda de 600 mil empregos.

Salvos pelo gongo

O drama foi descrito por Fernando Pimentel, diretor da Abit, a associação do setor: a previsão era que 30 mil seriam demitidos na indústria têxtil.

Proteção ao emprego

A medida, que agora será promulgada pelo Congresso sem voltar a Lula, beneficia os 17 setores da economia que mais empregam trabalhadores.

É bom lembrar também que o senador Carlos Fávaro, que é ministro da agricultura do governo Lula, e se licenciou para votar em Flávio Dino para o STF,permaneceu no Congresso e votou contra o presidente que é o seu chefe.

O governo promete judicializar, indo ao Supremo Tribunal Federal.

Vem guerra por aí.

Redação com Claudio Humberto - Diário do Poder / Imagem: Reprodução Agência Senado