13/12/2023

NINGUÉM SE ENTENDE NAS ALAGOAS - Lula faz reunião sobre situação de Maceió,mas não há entendimento NINGUÉM SE ENTENDE NAS ALAGOAS - Lula faz reunião sobre situação de Maceió,mas não há entendimento




O requerimento de convocação de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem foi protocolado para esta quarta-feira, 13.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) protocolou, às 15h20, desta terça-feira, 12, o requerimento de convocação de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. A reunião está marcada para esta quarta-feira, 13, às 09h, no Senado.

A previsão inicial era de que o colegiado fosse instalado ainda na terça, mas o encontro acabou sendo adiado após uma ofensiva do presidente Lula (PT). Líderes do Palácio do Planalto são contra a instalação do colegiado para investigar a petroquímica acusada provocar o afundamento do solo em Maceió.

Pelo regimento do Senado, cabe ao senador Otto Alencar, por ser o indicado mais velho da CPI, instalar e comandar a primeira reunião antes da oficialização do presidente do colegiado. Antes de adiar a sessão desta terça, Alencar havia afirmado que a instalação dependeria do que fosse discutido em reunião no Planalto.

Apesar da convocação por parte de Otto Alencar, líderes governistas acreditam que a instalação da CPI será adiada mais uma vez. A sessão está marcada para o mesmo horário da sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tida como prioridade para a base governista.

A presidência da CPI deve ficar com o senador Omar Aziz, que se reuniu com o presidente Lula na noite desta terça-feira.

Até o início da tarde, a CPI da Braskem era considerada uma incerteza nos corredores do Senado. Isso porque o governo estava resistente à instalação da comissão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu todos os principais atores políticos interessados na investigação na manhã da terça-feira no Palácio do Planalto.

Estiveram presentes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o senador Renan Calheiros (MDB-AL); o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC. Não houve entendimento e o que o presidente ouviu foram acusações e xingamentos.

Se houvesse algum meio de segurar a CPI, a saída sairia desse encontro. Entretanto, o senador Otto Alencar afirmou que a instalação da comissão parlamentar é “irreversível” e que não passará de quarta-feira.

Redação com O Atagonista / Imagem: Reprodução pt.org