12/12/2023

GUIANA NÃO VAI CEDER AOS DESEJOS DE MADURO - Presidente anunciou que não vai abrir mão de nenhuma parte do território GUIANA NÃO VAI CEDER AOS DESEJOS DE MADURO - Presidente anunciou que não vai abrir mão de nenhuma parte do território




O presidente da Guiana afirmou, em entrevista à Tv Globo, que não abre mão de nenhuma parte do território reivindicado pela Venezuela. 

“Guiana. Nós somos os donos!”, afirma uma mulher. “É parte da Guiana”, diz um homem.

Se o referendo realizado na Venezuela tivesse sido feito na Guiana, o resultado teria sido claro: o povo do país e, principalmente o de Essequibo, não tem dúvida: Essequibo pertence à Guiana.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que vai se reunir na quinta-feira (14) com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir a crise na região de Essequibo.

Essequibo é uma região em parte rural, com plantações de arroz, mas também com muita mineração e uma imensa floresta onde moram nove povos indígenas. A população fala inglês. Os únicos que foram ouvidos falando espanhol são povos indígenas nômades.

Mas a região é contestada desde o século XIX. Os venezuelanos afirmam que foi roubada pelos britânicos na hora de traçar as fronteiras. No último domingo (10), o presidente guianês, Irfaan Ali, passou as tropas em revista. Ele disse que o Brasil pediu para atuar como intermediador da conversa da Guiana com a Venezuela.

Irfaan Ali afirmou que a Guiana é um país pacífico e que a única ambição é garantir suas fronteiras; que não tem dificuldade em se reunir com os vizinhos.

Nesta segunda-feira (11), o presidente de São Vicente e Granadinas confirmou o encontro dos presidentes Nicolás Maduro e Irfaan Ali na quinta. O Brasil vai enviar um observador: o assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim.

Redação com g-1