08/12/2023

OS HORRORES DA GUERRA - Soldados de Israel prendem dezenas de homens que são expostos só de cueca OS HORRORES DA GUERRA - Soldados de Israel prendem dezenas de homens que são expostos só de cueca




Imagens que circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (7) mostraram a prisão em massa de homens que foram obrigados a ficar apenas de cueca, ajoelhar-se na rua, usar vendas nos olhos e entrar na caçamba de um veículo militar dos militares israelenses.

As circunstâncias e datas exatas das detenções não são claras, mas algumas das identidades dos presos foram confirmadas por colegas ou familiares.

Ao menos alguns dos homens são civis sem qualquer filiação conhecida a grupos armados, de acordo com uma conversa que jornalistas tiveram com familiares e uma declaração de um dos empregadores, uma rede de notícias.

O Monitor Euro-Mediterrâneo dos Direitos Humanos publicou uma imagem de uma prisão e pontuou em uma declaração nesta quinta-feira que “o exército israelense deteve e abusou gravemente de dezenas de civis palestinos”.

“O Euro-Med Monitor recebeu relatos de que as forças israelenses lançaram campanhas de detenção aleatórias e arbitrárias contra pessoas deslocadas, incluindo médicos, acadêmicos, jornalistas e homens idosos”, afirmou.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) não responderam ao pedido da CNN para comentar as imagens. A CNN localizou geograficamente algumas das imagens em Beit Lahia, ao norte da cidade de Gaza.

A mídia israelense, sem indicar fonte, retratou as imagens como a rendição de membros do Hamas.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução CNN-Brasil