07/12/2023

EX-SENADOR NA CADEIA - Telmário Mota, preso por mandar matar mãe da própria filha, é transferido para Roraima EX-SENADOR NA CADEIA - Telmário Mota, preso por mandar matar mãe da própria filha, é transferido para Roraima




O ex-senador Telmário Mota, preso por suspeita de ter mandado matar a mãe da própria filha, chegou a Roraima e foi levado na madrugada desta quinta-feira (7) para a Cadeia Pública de Boa Vista. A Rede Amazônica de televisão teve acesso a uma foto em que Mota aparece com a cabeça raspada e vestido com o uniforme laranja tipicamente usado por detentos do sistema prisional do estado.

Suspeito de ser o mandante do assassinado de Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, mãe da filha do ex-senador, Telmário estava preso em Goiás desde o dia 30 de outubro. Ele se diz inocente e a defesa classificou a prisão como "desproporcional". Além da prisão pela mãe da filha, ele também está preso por suspeita de estuprar a própria filha.

Foi apurado que o ex-senador chegou na Cadeia Pública por volta das 3h desta quinta. A Secretaria de Justiça de Roraima (Sejuc) informou que a transferência se deu por se tratar de prisão temporária, pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada.

Disse ainda que o recambiamento de Goiás foi realizado pela Polícia Penal de Roraima, por meio da Divisão de Segurança e Captura.

A reportagem também procurou a defesa do ex-senador e perguntou se há o interesse em se posicionar sobre a transferência mas não recebeu resposta até a última atualização dessa reportagem.

Brasília - O relator do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Senador Telmário Mota, durante reunião para decidir sobre o depoimento do senador licenciado, Delcídio do Amaral ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Telmário Mota quando era senador - Foto: Agência Brasil

Antônia foi assassinada com um tiro na cabeça no dia 29 de setembro deste ano, quando saía de casa para trabalhar, por volta das 6h30, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista, capital de Roraima.

A vítima era uma das principais testemunhas sobre as investigações que envolviam uma acusação de estupro contra o ex-senador, segundo a Justiça. A denúncia foi feita pela filha dele, em 2.022. Ela foi assassinada três dias antes de uma audiência sobre o caso.

Redação com g-1-RR / Imagens: Reprodução divulgação PC-GO e Agência Brasil