07/12/2023

BRASILEIROS EM GAZA - Governo manda mais um avião da FAB resgatar pessoal no Egito BRASILEIROS EM GAZA - Governo manda mais um avião da FAB resgatar pessoal no Egito





O avião KC-30 da Força Áerea Brasileira (FAB) tem decolagem prevista nesta quinta-feira (7), às 9h, do Rio de Janeiro com destino ao Cairo, capital do Egito, para resgatar o grupo de 102 brasileiros e familiares próximos que estão na Faixa de Gaza.

A aeronave com 200 lugares também levará 11 toneladas de alimentos para ajuda humanitária à Gaza. O avião ficará na capital egípcia aguardando a liberação dos brasileiros.

Segundo integrantes da diplomacia, a expectativa é que o aval de Israel e do Egito para a saída dos brasileiros da área conflagrada ocorra a partir desta quinta-feira (7). A lista foi entregue às autoridades que controlam a passagem de Rafah no fim de novembro.

Um dos brasileiros que fazem parte do grupo afirmou que as famílias foram avisadas para ficar preparadas, pois “a hora da partida está próxima”.

O Itamaraty mantém contato permanente com o grupo, além de oferecer suprimentos, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

A representação do Brasil na Palestina informou nesta quarta-feira (6) que já reuniu 85 brasileiros e familiares na cidade de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. Eles foram acomodados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro.

Do grupo de 85 pessoas, 74 estavam em Khan Yunis, cidade do Sul de Gaza que se tornou alvo da ofensiva israelense. Este grupo foi deslocado de ônibus para Rafah em uma operação que terminou sábado (2). As outras 11 pessoas estavam localidades de Deir Al Balah e Nuseirat.

Além do grupo que já está em Rafah aguardando a repatriação, há 17 pessoas em diferentes cidades próximas, que estão sendo acompanhadas pelos diplomatas na região.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução divulgação FAB