05/12/2023

LULA NÃO VAI À POSSE DE MILEI - Presidente resolve enviar o chanceler Mauro Vieira à Argentina LULA NÃO VAI À POSSE DE MILEI - Presidente resolve enviar o chanceler Mauro Vieira à Argentina




O presidente Lula decidiu não ir à posse de Javier Milei na Argentina e optou por enviar apenas o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante. O evento acontecerá no próximo domingo (10), em Buenos Aires.

Segundo auxiliares, Lula avaliou que não haveria clima para ele próprio comparecer à posse, após ser xingado por Milei durante a campanha — o argentino chegou a chamar o petista de “corrupto” e “comunista”.

Já eleito, Miliei mudou de postura e passou a fazer gestos em direção ao presidente brasileiro. O mais contundente deles foi enviar uma carta convidando Lula para a posse e falando em “construção de laços” entre os dois.

O chefe do Palácio do Planalto, porém, foi aconselhado a não comparecer à posse mesmo assim. O petista chegou a cogitar enviar o vice-presidente Geraldo Alckmin como seu representante, mas descartou a hipótese posteriormente.

Redação com metrópoles / Imagem: Reprodução divulgação PT