30/11/2023

HENRY KISSINGER MORRE AOS 100 ANOS - Diplomata americano conquistou o prêmio Nobel da paz HENRY KISSINGER MORRE AOS 100 ANOS - Diplomata americano conquistou o prêmio Nobel da paz




Henry Kissinger, um polêmico ganhador do Prêmio Nobel da Paz e potência diplomática cujo serviço sob dois presidentes dos Estados Unidos ( Richard Nixon e Gerald Ford ) deixou uma marca na política externa americana, morreu nesta quarta-feira (29), aos 100 anos de idade.

Kissinger morreu em sua casa em Connecticut, nos EUA, e a causa mortis não foi informada. Ele será enterrado em uma cerimônia familiar privada, seguida posteriormente de evento em memorial público na cidade de Nova York.

O ganhador do Nobel esteve ativo mesmo após completar 100 anos, participando de reuniões na Casa Branca, publicando um livro sobre estilos de liderança e testemunhando perante uma comissão do Senado sobre a ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte.

Em julho deste ano Kissinger fez uma visita surpresa a Pequim para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping.

Na década de 1.970, ele participou de muitos dos eventos globais mais marcantes, enquanto servia como secretário de Estado no governo do presidente republicano Richard Nixon.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Tv