30/11/2023

LULA NO ORIENTE MÉDIO - Presidente brasileiro se encontra com governante do Catar LULA NO ORIENTE MÉDIO - Presidente brasileiro se encontra com governante do Catar




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram nesta quarta-feira (29) em Doha, no Catar, segunda parada na viagem que tem como objetivo central a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2.023, a COP28. O Catar é o último país que o petista visitará antes da ida aos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre a convenção climática, em Dubai.

No Catar, Lula participa de um fórum com empresários brasileiros e cataris, além de reunião com o emir Tamim bin Hamad al-Thani, autoridade máxima do país. Além das relações comerciais, Lula deve tratar da retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o grupo fundamentalista religioso Hamas.

Segundo o Itamaraty, ainda há 86 brasileiros e familiares em Gaza que querem deixar a região, bombardeada e invadida por Israel. O Catar é um dos principais articuladores da trégua humanitária e da retirada de civis da região.

Ministros e autoridades acompanham Lula

Até a última atualização desta matéria, o Planalto não havia divulgado a agenda oficial de Lula em Doha. Antes do Catar, o presidente estave na Arábia Saudita, onde participou de uma série de compromissos, como uma mesa redonda com empresários e integrantes dos governos e seminário da Embraer, e também assinou acordos de cooperação com a Arábia Saudita.

Acompanham Lula os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Rui Costa (Casa Civil), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, bem como Jean Paul Prates (Petrobras), Aloizio Mercadante (BNDES), Jorge Viana (Apex Brasil) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Redação com CB / Imagem: Reprodução divulgação PR