29/11/2023

DEPUTADO ENROLADO - Esquema de ¨rachadinhas¨de André Janones é investigado no Supremo DEPUTADO ENROLADO - Esquema de ¨rachadinhas¨de André Janones é investigado no Supremo





O suposto esquema de “rachadinha” praticado pelo deputado André Janones (Avante-MG) é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

As denúncias de um ex-assessor do deputado mineiro sobre a prática entre funcionários no gabinete parlamentar em Brasília foram anexadas a uma apuração preliminar que tramita na Côrte desde maio sob a relatoria do ministro Luiz Fux.

No início de novembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com um pedido da Polícia Federal (PF) para prorrogar a investigação por mais 60 dias. Fux deve dar aval ao pedido.

O conteúdo dos áudios que tratam do suposto esquema, revelados pelo portal Metrópoles e confirmados pela Rede CNN, está sob investigação da PF. Janones é acusado por um ex-assessor de cobrar parte do salário de servidores para custear despesas pessoais. O deputado nega qualquer irregularidade.

Em uma das gravações atribuídas a Janones, o deputado teria pedido aos funcionários uma “vaquinha” para ser usada nas eleições de 2.020.

A investigação foi aberta pela Polícia Federal em Uberlândia (MG) para averiguar o conteúdo de uma denúncia anônima contra Janones e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, ex-assessora dele na Câmara. O caso chegou ao Supremo em maio, enviado pela Justiça Federal de Ituiutaba, por causa do foro privilegiado do deputado.

A investigação, que está sob sigilo no STF, também mira um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Brasil