27/11/2023

LULA DEVE INDICAR DINO PARA O STF - Presidente também deve anunciar Paulo Gonet para a PGR LULA DEVE INDICAR DINO PARA O STF - Presidente também deve anunciar Paulo Gonet para a PGR





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer os anúncios dos seus indicados para o Supremo Tribunal Federal e para o comando da Procuradoria Geral da República nesta 2ª feira (27), antes de embarcar para um giro que fará no exterior por 8 dias. 

Devem ser nomeados Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR.


Lula havia sugerido que indicaria ambos no jantar com os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin na 5ª feira (23). A expectativa é de que a indicação saia nesta 2ª feira antes do embarque.

Se aprovado pelo Senado, Dino pode ficar no tribunal por 20 anos. Assumiria o lugar de Rosa Weber, que se aposentou em setembro. O nome de Flávio Dino sempre esteve entre os favoritos para ser indicado, mas arrefeceu depois que o indicado de Lula à Defensoria Pública da União (DPU) foi rejeitado no Senado, entendendo-se que o fato foi um “recado” para que o presidente não indicasse o ministro da Justiça ao STF. Quando a poeira baixou, Dino voltou a ser o favorito para o cargo.

PGR

Indicado para o cargo, Paulo Gustavo Gonet Branco tem 62 anos e é doutor em direito, estado e Constituição pela Universidade de Brasília(UNB) e mestre em direitos humanos pela Universidade de Essex, na Inglaterra. É fundador, junto com o ministro Gilmar Mendes, do Instituto Brasiliense de Direito Público, atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, em Brasília. Atualmente, ocupa o cargo de procurador-geral eleitoral interino, mas também já atuou como vice-procurador-geral eleitoral e subprocurador-geral da República.

Redação com poder-360 e Agência Folha / Imagens: Reprodução redes sociais e PR