26/11/2023

A NOVA VIAGEM DE LULA - Presidente brasileiro vai ao Oriente Médio e à Alemanha A NOVA VIAGEM DE LULA - Presidente brasileiro vai ao Oriente Médio e à Alemanha




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta segunda-feira (27) sua primeira viagem internacional desde que realizou uma cirurgia no quadril, há dois meses. Lula fará um giro por três países do Oriente Médio e pela Alemanha.

O principal compromisso do presidente será a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes Unidos. 

Lula também terá encontros com governantes e empresários nas quatro paradas da viagem:

-Riad, Arábia Saudita;

-Doha, Catar;

-Dubai, Emirados Árabes Unidos;

-Berlim, Alemanha.

Lula foi submetido a duas cirurgias, uma nas pálpebras e outra no quadril, no dia 29 de setembro, em Brasília. O procedimento no quadril colocou uma prótese no encaixe com o fêmur direito para tratar uma artrose.

Lula desembarca na terça-feira (28) em Riad para uma audiência com o príncipe herdeiro do reino saudita, Mohammed bin Salman (MBS).

Em junho, durante viagem a Paris, o petista cancelou um jantar que teria com o príncipe, que é um dos governantes do reino e tem histórico de críticas de países ocidentais. Em 2.021, um relatório da inteligência dos Estados Unidos atribuiu ao príncipe a responsabilidade pela morte do jornalista Jamal Khashoggi, em 2.018.

Ainda em Riad, Lula terá eventos empresariais na quarta-feira (29), um da Embraer e outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), antes de seguir para Doha.

Na quinta (30), o presidente ao Catar e deve ir a um fórum com empresários e planeja se encontrar com o emir do país, Tamim bin Hamad al-Thani, autoridade máxima local.

COP 28 em Dubai

Em Dubai, nos Emirados Árabes, Lula participa a partir de sexta-feira (1º/Dez) da 28ª edição da Conferência do Clima, a COP. A agenda de preservação ambiental e transição energética é uma das preocupações do presidente, que deseja atrair investimentos. O Brasil, inclusive, receberá em Belém (PA) a COP 30, em 2.025.

Lula tem previsão de chegar a Berlim na Alemanha no dia 3 de dezembro para um jantar com o chanceler Olaf Scholz. No dia seguinte, deve se encontrar com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e terá reuniões de trabalho com Scholz, com a possibilidade de assinatura de acordos em diferentes áreas, como preservação ambiental, mudança do clima, bioeconomia, agricultura e ciência e tecnologia.

Lula deve ficar fora do Brasil por um período de aproximadamente oito dias.

Redação com g-1 / Imagem: Reprodução divulgação PR