24/11/2023

TENSÃO EM BRASÍLIA - Lula se reúne com Barroso após aprovação da PEC que limita decisões de ministros. Encontro não estava na agenda TENSÃO EM BRASÍLIA - Lula se reúne com Barroso após aprovação da PEC que limita decisões de ministros. Encontro não estava na agenda




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, tiveram uma reunião no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira. O encontro ocorreu um dia após o Senado aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do STF.

Os dois tiveram uma conversa particular no Palácio do Planalto, após Barroso participar de uma cerimônia de instalação da comissão que irá coordenar a presidência do Brasil no G20. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também participou do evento, além de ministros de estado e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A reunião foi registrada na agenda de Lula, e não estava prevista na lista de compromissos de nenhum dos dois. Foi o primeiro encontro particular dos deles neste ano

Na quarta-feira, a PEC foi aprovada com 52 votos, três a mais do que o mínimo necessário para alterar a Constituição. Na tarde da quarta, no início da sessão do STF, Barroso fez um pronunciamento contrário à PEC, dizendo que o STF “não vê razão” para mudanças em seu funcionamento.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução divulgação PR