20/11/2023

PRESENTES DADOS A LULA - Presidente já recebeu mais de 1.400 ítens PRESENTES DADOS A LULA - Presidente já recebeu mais de 1.400 ítens




Foco de polêmica envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista de presentes recebidos pela Presidência já chegou a mais de 1.400 itens desde o início do ano, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo. Na relação de regalos, há joias e relógios, a exemplo do que ocorreu na gestão passada, mas também peças curiosas, como turbante, binóculo e até suplemento alimentar.

O país que mais presenteou Lula foi a China, com 31 itens, incluindo um quimono, doado pela Universidade Agrícola do Sul do país. A maioria foi entregue em abril, durante a visita do brasileiro à Ásia. Além de um quadro, prato decorativo e quatro livros, ele recebeu um vaso ornamental da Huawei, gigante chinesa do ramo das telecomunicações, e uma escultura oferecida pelo Novo Banco do Desenvolvimento, o banco dos Brics, comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Com uma agenda intensa de viagens internacionais desde que assumiu o terceiro mandato, Lula já foi presenteado por outras 48 nações além da China. Angola e Japão, por exemplo, entregaram 16 presentes cada, incluindo escultura e quadros, no caso do país africano, e par de tênis, faca e até um binóculo, no caso do parceiro oriental.

Países árabes que presentearam Bolsonaro com itens de luxo também voltaram a oferecer mimos ao governante brasileiro. Dos Emirados Árabes, o acervo presidencial registra o recebimento de um relógio de mesa e uma caixa — a Presidência não dá detalhes sobre o segundo item.

Já a Arábia Saudita, que havia ofertado kits de joias a Bolsonaro, desta vez optou por algo mais modesto: um porta-documentos. O presente foi entregue após Lula se encontrar em setembro com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país árabe.

No caso do ex-presidente, o Tribunal de Contas da União mandou devolver os kits, que incluíam relógios, caneta, anel e abotoaduras colocados à venda após Bolsonaro deixar o cargo. A Corte considerou que os itens pertenciam ao Estado brasileiro, e não poderiam ser incorporados ao acervo pessoal do ex-mandatário, tampouco vendidos.

O atual presidente também recebeu itens que podem ser valiosos. Ganhou um relógio da Finlândia e 21 colares de países como Venezuela e Timor-Leste. O registro, contudo, não descreve o material de que são feitos.

Até mesmo países em conflito cumpriram o rito diplomático de oferecer um regalo ao líder do Brasil. Após adotar uma posição considerada neutra na guerra entre Rússia e a Ucrânia, Lula foi presenteado pelos dois lados. Dos russos, ganhou uma caixa — também sem detalhes —, enquanto os ucranianos ofertaram um porta-documentos.

O presidente recebeu ainda presentes de personalidades ilustres, como um violão de Chris Martin, vocalista do Coldplay — os dois se encontraram em março, no Rio.

Redação com jornal Extra / Imagem: Reprodução redes sociais