13/11/2023

DO EGITO PARA O BRASIL - Aeronave com grupo de Gaza faz três paradas até chegar a Brasília DO EGITO PARA O BRASIL - Aeronave com grupo de Gaza faz três paradas até chegar a Brasília




A aeronave VC-2 (Embraer 190) transportando o grupo de 32 pessoas — 22 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três parentes — que deixaram a Faixa de Gaza neste domingo decola da capital do Egito, Cairo, na manhã desta segunda feira(13).

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), estão previstas paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, onde o grupo deve ser recepcionado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A expectativa é de que o voo chegue a Brasília às 23h30

Quando o avião tocar o solo da capital federal, o governo brasileiro terá transportado 1.477 passageiros — 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma—, além de 53 animais domésticos, nos últimos 37 dias. Três aeronaves da FAB e duas da Presidência da República foram utilizadas na chamada Operação Voltando em Paz.

A previsão inicial era que 34 pessoas sairiam de Gaza, mas duas delas (uma mãe e sua filha de 12 anos) decidiram permanecer no enclave por "motivos pessoais", segundo o Itamaraty.

Redação com sistema Globo / Imagem: Reprodução divulgação FAB