12/11/2023

SAINDO DA GUERRA - Depois de longa espera, brasileiros deixam a faixa de Gaza e chegam ao Egito SAINDO DA GUERRA - Depois de longa espera, brasileiros deixam a faixa de Gaza e chegam ao Egito




Os brasileiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza conseguiram cruzar a fronteira com o Egito e deixar o território palestino na manhã deste domingo (12), segundo informou o Itamaraty.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), 32 atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah pela primeira vez desde o início do conflito.

Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Elas são duas brasileiras, mãe e filha, e decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.

Após a saída, o grupo de brasileiros fez um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já os espera , no Cairo, para fazer a viagem de volta ao Brasil.

Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.

O grupo passa a noite deste domingo no Cairo, capital do Egito, de onde viaja para o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na segunda-feira (13).

Após sair de Gaza, os brasileiros foram recebidos pela equipe da embaixada no Egito.

A Embaixada do Brasil no Egito preparou um abrigo onde o grupo poderá se alimentar e descansar antes de seguir viagem ao Brasil na segunda.

O plano inicial era que avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse autorizado a pousar no aeroporto de Al- Arish, a 53 quilômetros de Rafah, para buscar os brasileiros. Porém, não houve autorização. Este aeroporto é pequeno e tem sido usado para a chegada de ajuda humanitária.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução redes sociais