11/11/2023

DROGA NO MAR - Marinha e Polícia Federal acham mais de 2.000 kg de haxixe em veleiro DROGA NO MAR - Marinha e Polícia Federal acham mais de 2.000 kg de haxixe em veleiro




A Marinha do Brasil e a Polícia Federal localizaram e apreenderam um veleiro com mais de 2 toneladas de haxixe nas águas territoriais brasileiras na Bahia. A operação com o navio-patrulha Guaratuba, com fuzileiros navais e agentes da PF, ocorreu nesta sexta-feira (10) e mirou a embarcação Kiel, a 363 quilômetros da costa da capital baiana, Salvador.

A apreensão representa a segunda maior de haxixe no mar brasileiro na história. Antes desta, em 2.021, o navio-patrulha Araguari conseguiu identificar e sequestrar 4,3 toneladas da droga, também a cerca de 360 km da costa, na altura do Recife (PE).

Naquela ocasião, os militares e agentes da PF interceptaram à noite um veleiro que vinha da Europa carregado com a droga, produzida a partir da planta da maconha.

Autoridades internacionais colaboraram para a operação, que teve como alvo uma rota inversa à normalmente utilizada pelo tráfico de outras drogas, como a cocaína, que parte da América do Sul.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução divulgação Marinha do Brasil