10/11/2023

PORTÕES FECHADOS EM GAZA - Fronteira é fechada adiando o retorno de brasileiros PORTÕES FECHADOS EM GAZA - Fronteira é fechada adiando o retorno de brasileiros




O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (10) que a situação na Faixa de Gaza não permite prever a saída dos 34 brasileiros que continuam aguardando para deixar o território palestino. “A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”, disse o ministro.

De acordo com Vieira, a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito ficou fechada novamente antes que o grupo de brasileiros pudesse deixar o local. O ministro assegurou que tem mantido contato com as autoridades envolvidas para que os brasileiros consigam cruzar a fronteira.

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”

Segundo o Itamaraty, o grupo está na passagem de Rafah desde as 7 da manhã (2h no horário de Brasília) desta sexta-feira e esperava a chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito. “A lista com os nomes de todas as pessoas está em poder das autoridades envolvidas”, acrescentou o chanceler.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, informou que o grupo é formado por 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos que ainda vão dar início ao processo de imigração. São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.

O secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Leonardo Nogueira, chegou a afirmar nesta quinta-feira (9) que não havia previsão para a repatriação dos brasileiros. Na quarta-feira (8), a passagem de Rafah foi fechada, e a população, incluindo brasileiros, não estava autorizada a deixar o território palestino.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução antigo Twitter