10/11/2023

INDICAÇÕES DE LULA - Presidente se reúne com Flávio Dino para tratar de STF e PGR INDICAÇÕES DE LULA - Presidente se reúne com Flávio Dino para tratar de STF e PGR




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na noite desta quinta-feira (9), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Foi apurado que o tema do encontro, realizado fora da agenda, no Palácio do Planalto, foram as indicações de Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Dino é um dos nomes cotados pelo presidente para ocupar no STF a vaga que foi aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no fim de setembro. Fontes informaram à reportagem da Tv Record que as indicações de Lula também já foram tratadas com o ministro da Côrte Alexandre de Moraes.

Será a segunda indicação de Lula, neste mandato, para o STF. Indicado pelo presidente, Cristiano Zanin tomou posse como ministro em agosto. A gestão de Augusto Aras à frente da PGR também terminou no fim de setembro.

Enquanto o presidente não escolhe o novo ocupante, a subprocuradora-geral, Elizeta Ramos, está na função interinamente. O presidente garantiu que vai fazer as indicações ainda em 2.023.

No fim de outubro, durante café da manhã com a imprensa, o petista afirmou que cogita nomear Flávio Dino, mas ressaltou que precisa avaliar se ele "é melhor para o Brasil" no STF ou à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O presidente disse que Dino "é uma pessoa altamente qualificada", mas afirmou ter também em mente "algumas pessoas da mais alta qualificação política deste país" para assumir a vaga no Supremo. O presidente ressaltou que não vai escolher ninguém por amizade.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução divulgação PR