09/11/2023

PRISÃO NO AEROPORTO - Brasileiro preso por ligação com Hezbollah carregava 5 mil dólares em espécie PRISÃO NO AEROPORTO - Brasileiro preso por ligação com Hezbollah carregava 5 mil dólares em espécie




Um homem preso nesta quarta-feira por suposta ligação com o grupo Hezbollah carregava 5 mil dólares em espécie no momento em que foi abordado pela Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos (SP). O dinheiro, que equivale a cerca de  25 mil reais, foi apreendido. Ele vinha de uma viagem do Líbano. O nome do preso não foi divulgado pelas autoridades.

O homem foi um dos alvos de mandado de prisão temporária da Operação Trapiche. Além dele, a PF prendeu temporariamente outra pessoa e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. 

Segundo a coluna de Bela Megale do jornal O Globo, os investigadores suspeitam que eles tenham sido aliciados pelo grupo radical Hezbollah. Os homens foram flagrados tirando fotos de locais que poderiam virar alvos de ataques, como sinagogas e institutos israelenses.

Os dois presos têm nacionalidade brasileira. Há ainda dois mandados de prisão em aberto contra outros dois brasileiros que estariam no Líbano. A PF inseriu os nomes deles na difusão vermelha da Interpol.

Em nota, a PF informou que a operação visa “prevenir” e “interromper atos preparatórios de terrorismo”, além de “obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas” no país.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução divulgação Polícia Federal