08/11/2023

ATENTADOS TERRORISTAS - Polícia Federal prende duas pessoas por preparação de ataques a judeus ATENTADOS TERRORISTAS - Polícia Federal prende duas pessoas por preparação de ataques a judeus




A Polícia Federal (PF) verifica se a Embaixada de Israel em Brasília seria um dos alvos de terroristas ligados ao Hezbollah que foram presos durante uma operação nesta quarta-feira (8). Essa é a suspeita dos investigadores. Sinagogas e prédios da comunidade judaica no país também estariam na mira dos investigados, segundo fontes na corporação.

Uma fonte ligada à diplomacia de Israel admitiu haver o risco de a representação do país em Brasília ser um alvo em potencial no país e afirmou que "o Hezbollah é uma organização terrorista cujo único objetivo é matar judeus e israelenses". A embaixada de Israel declarou não poder dar detalhes do esquema de segurança em torno do prédio diplomático.

Os dois presos são brasileiros. Eles foram capturados em São Paulo e levados à superintendência da PF no estado para prestar esclarecimentos. Outros dois homens são monitorados pela corporação no Líbano.

Em Minas Gerais, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão; no Distrito Federal, 3; e em SP, 1 de busca e 2 de prisão temporária.


Prédio da Embaixada de Israel em Brasília seria um dos alvos de ataque terrorista no Brasil

Um dos presos de São Paulo foi detido ao desembarcar de uma viagem ao Líbano. A PF acredita que ele chegou com informações para repassar ao comparsa e praticar os ataques.

A Polícia Federal explica que o objetivo dessa operação, batizada de “Trapiche”, é também obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas.

Redação com CNN-Brasil e R-7 / Imagens: Reprodução