08/11/2023

OITO DE JANEIRO - Cantora gospel presa por participar de invasões em Brasília deixa presídio OITO DE JANEIRO - Cantora gospel presa por participar de invasões em Brasília deixa presídio




A cantora gospel goiana Fernanda Rodrigues de Oliveira, conhecida como Fernanda Ôliver, foi solta. Segundo a advogada dela, Hayane Domingues, a cantora, que é investigada por incentivar atos golpistas de 8 de janeiro, já está em casa.

A cantora deixou a prisão na terça-feira (7). O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a Fernanda Ôliver na sexta-feira (3).

Apesar de voltar à liberdade, a decisão do Moraes determina algumas restrições à cantora, como o uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento de passaportes e até proibição do uso de redes sociais. 

Veja abaixo a lista completa:

-Uso de tornozeleira eletrônica;

-Obrigação de apresentar-se perante ao Juízo semanalmente, todas às segundas-feiras;

-Proibição de ausentar-se do país;

-Cancelamento de todos os passaportes;

-Suspensão de quaisquer documentos de porte de arma de fogo;

-Suspensão de Certificados de Registro para realizar atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro desportivo e caça;

-Proibição de utilização de redes sociais;

-Proibição de comunicar-se com os demais envolvidos na investigação por qualquer meio;

Crimes

No texto assinado pelo ministro, ele diz que a cantora compartilhou em seu perfil no Instagram um vídeo com outros influenciadores, em que convocava pessoas a participarem dos atos terroristas. Na época, Fernanda tinha 150 mil seguidores. Atualmente, esse número é de 230 mil.

“Viemos convocá-los para que no dia 07 (sete) de janeiro, próximo sábado, estejamos todos em Brasília lutando pelo nosso país [...] Contamos com você em Brasília! Lembrando que a partir de sábado será na Esplanada na Praça dos Três Poderes”, dizia a postagem, segundo Moraes.

Além disso, o texto também afirma que a cantora esteve presente nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e que isso foi confirmado por uma live feita por Fernanda, no qual aparece no gramado do Congresso Nacional.

Redação com g-1 / Imagem: Reprodução redes sociais