01/11/2023

BOLSONARO CONDENADO OUTRA VEZ - TSE condena Bolsonaro a nova inelegibilidade. Braga Netto dessa vez foi junto BOLSONARO CONDENADO OUTRA VEZ - TSE condena Bolsonaro a nova inelegibilidade. Braga Netto dessa vez foi junto




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou à inelegibilidade, nesta terça-feira (31), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu então candidato a vice nas eleições de 2.022, Walter Braga Netto. A medida afasta a dupla das disputas eleitorais por oito anos, até as eleições de 2.030.

Braga Netto era cotado para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2.024. Bolsonaro, que já estava inelegível por um caso anterior, soma uma segunda condenação ao seu histórico.

As condenações de agora envolveram abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2.022, durante a campanha presidencial.

Uso eleitoral

Para a maioria dos ministros da Côrte, ficou comprovado que a chapa fez uso eleitoral dos eventos comemorativos, por meio de uma deliberada confusão do ato oficial com o comício de campanha. Essa prática teve a gravidade o suficiente par desequilibrar o pleito de 2.022, conforme a corrente que venceu o julgamento.

O placar pelas condenações foi de 5 a 2.

Redação com Cnn-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Brasil