28/10/2023

MORREU POR NÃO USAR O VÉU - Jovem iraniana morre após semanas em coma MORREU POR NÃO USAR O VÉU - Jovem iraniana morre após semanas em coma




Uma adolescente iraniana ferida no dia 1º em um misterioso incidente no metrô de Teerã morreu após passar semanas em coma, informou a mídia estatal neste sábado (28). Ativistas dizem que ela foi espancada pela polícia por não usar um lenço na cabeça.

A morte de Armita Geravand ocorre depois de ela ter passado semanas em coma em Teerã e após o aniversário de um ano da morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que gerou protestos em todo o país na época.

O ferimento de Geravand no dia 1º e agora a sua morte ameaçam reacender a raiva popular, especialmente porque as mulheres em Teerã e em outros lugares ainda desafiam a lei do véu obrigatório, ou hijab, do Irã como um sinal do seu descontentamento com a teocracia iraniana.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA noticiou a morte de Geravand, sem citar a agitação mais ampla em torno da lei do lenço de cabeça.

O que aconteceu poucos segundos depois que a jovem entrou no trem na época permanece em dúvida. Enquanto uma amiga disse à televisão estatal iraniana que ela bateu a cabeça na plataforma da estação, a filmagem silenciosa transmitida pela emissora do lado de fora do carro é bloqueada por um espectador. Segundos depois, seu corpo inerte é levado embora.

Redação com g-1 / Imagem: Reprodução redes sociais