26/10/2023

RITA FORA DA CAIXA - Presidente do Banco foi a terceira mulher a sair do primeiro escalão do governo Lula RITA FORA DA CAIXA - Presidente do Banco foi a terceira mulher a sair do primeiro escalão do governo Lula





Ao demitir a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva substituiu a terceira mulher de postos de comando do governo para abrir espaços para novos aliados de legendas do Centrão e consolidar apoio de partidos como União Brasil, PP e Republicanos no Congresso.

Em julho, o presidente tirou Daniela Carneiro do Ministério do Turismo para abrigar o deputado Celso Sabino (União-PA) a pedido do União Brasil. Em setembro, demitiu Ana Moser do Ministério dos Esportes . No lugar da medalhista olimpica, entrou o deputado federal André Fufuca (PP-MA). 

A saída de Rita Serrano da Caixa Econômica Federal começou a ser discutida no âmbito da reforma ministerial de Lula. 

O comando do banco foi negociado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) que indicou o paraibano Carlos Vieira, servidor de carreira da instituição e nome de sua confiança para o comando. Vieira tem experiência no mercado financeiro e já comandou a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), que gere bilhões no fundo de pensão. O critério de gênero, no entanto, foi um fator que não pesou para a escolha da indicação de Lira. Como mostrou o jornal O Globo, a estratégia de Lira é dividir as 12 vice-presidências com PP, Republicanos, PSD e União Brasil.

Redação com jornal Extra / Fotomontagem: Reprodução Cristiano Mariz/ Leo Martins/Ricardo Stuckert/PR