17/09/2023

TRAFICANTE EXTRADITADO - Mexicano ¨El Raton¨ é entregue às autoridades americanas TRAFICANTE EXTRADITADO - Mexicano ¨El Raton¨ é entregue às autoridades americanas




O México extraditou na última sexta-feira (15) para os Estados Unidos, Ovidio Guzmán López, vulgo "El Ratón", filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, anunciou o secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland.

As autoridades mexicanas o acusam de crimes contra a saúde pública e de portar armas de fogo, mas também o investigam por relações com organizações criminosas.

Ovidio Guzmán já havia sido preso, em 17 de outubro de 2019, em Culiacán, mas foi libertado por ordem do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que defendeu sua decisão afirmando que evitou um banho de sangue quando militares foram cercados por pessoas armadas.

"Como resultado da cooperação entre as forças de ordem do México e dos Estados Unidos, Ovidio Guzmán López, líder do cartel de Sinaloa, foi extraditado para os Estados Unidos”, informou Garland.

Washington o acusa de "narcotráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes violentos", informou em nota Liz Sherwood-Randall, assessora de Segurança Nacional da Casa Branca.

Aos 33 anos, Guzmán é considerado o chefe da Los Menores, uma facção do Cartel de Sinaloa, fundado há quatro décadas.

É o mais conhecido entre os "Los Chapitos", um clã formado com seus irmãos Joaquín, Iván Archivaldo e Jesús Alfredo Guzmán.

Após a prisão e a condenação à prisão perpétua de El Chapo nos Estados Unidos, seus quatro filhos herdaram a liderança do cartel de Sinaloa.

Ovidio é também chamado de El Ratón, apelido que seu pai lhe teria dado, segundo uma composição que lhe foi dedicada pelo conjunto musical Codigo FN. 

Na música Soy el Ratón, ele é descrito como um chefe muito inteligente, de "sangue quente" e apaixonado por carros de luxo.

Ovidio Guzmán foi preso em janeiro no México, em uma operação que deixou 29 mortos, incluindo dez militares e 19 supostos criminosos, quando membros do Cartel de Sinaloa tentaram resgatar seu chefe. Garland elogiou "a bravura incrível" das forças de segurança americanas e mexicanas, bem como dos militares.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução Tv mexicana