15/09/2023

HOSPITAL VETERINÁRIO EM CAMPINA - PMCG e Fundação Pedro Américo fazem parceria para construir equipamento HOSPITAL VETERINÁRIO EM CAMPINA - PMCG e Fundação Pedro Américo fazem parceria para construir equipamento




O secretário de Saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto, anunciou, na manhã desta quinta-feira, 14, em audiência pública da Câmara Municipal de Vereadores, a criação de um hospital veterinário na cidade.

O gestor demonstrou aos vereadores e aos representantes dos protetores de animais como deverá ser construído o hospital.

De acordo com o secretário, a unidade será aberta em parceria com a Fundação Pedro Américo. A Prefeitura de Campina Grande vai doar o terreno e a Fundação fará a construção do espaço. A Secretaria Municipal de Saúde vai adquirir os equipamentos e manter as equipes de funcionários.

“Eu me reuni há quinze dias com o médico Dalton Gadelha e afinamos os detalhes da parceria. Estamos definindo agora onde será o terreno para a construção, pois o prefeito orientou que seja em um espaço centralizado para facilitar o acesso”, disse o secretário.

Na audiência, promovida a partir de um debate público sobre a temática, o secretário esclareceu que a finalidade do Centro de Controle de Zoonoses é tratar, monitorar e promover o controle das doenças transmitidas entre animais e humanos, não tendo como finalidade ser um abrigo de animais.

Na ocasião, Gilney Porto apresentou a reforma que está sendo realizada pela gestão no CCZ para expansão da capacidade de atendimento à população animal. A obra está atualmente em 40% do seu cronograma.

O secretário também apresentou os dados de recolhimento dos animais e de cirurgias de castração, principalmente após o início da operação do Castramóvel, serviço lançado em fevereiro.

O Castramóvel ultrapassou as mil cirurgias e o centro cirúrgico do CCZ superou a marca de 3 mil procedimentos este ano. Em 5 anos, o número de operações cresceu 143%.

Sobre resgate de animais, em 2.022 foram 1.563 recolhidos. Com relação a atendimentos e consultas, demanda que não é responsabilidade do CCZ, no ano passado foram 4.443 procedimentos.

Codecom-PMCG