10/08/2023

CAMPINA GRANDE - Prefeitura promove curso de eletricidade para pais de alunos da Rede Municipal CAMPINA GRANDE - Prefeitura promove curso de eletricidade para pais de alunos da Rede Municipal




A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PB), o Alpa Voluntários em Ação, e o Instituto Alpargatas, iniciou as aulas do curso de Eletricidade Básica para pais de alunos matriculados nas escolas e creches do Município. A aula inaugural foi na noite da última terça-feira, 08, no Centro Profissionalizante Antônio de Carvalho Souza (Cepacs).

Ao todo, estão participando do curso 32 alunos e as aulas vão acontecer três vezes na semana, de forma totalmente gratuita.

Uma das alunas é Susane Lima, mãe do estudante Oseias Lima, da Escola Cassiano Pascoal Pereira, no bairro da Liberdade. Para Susane, o curso representa a oportunidade de conseguir um emprego. “É uma grande oportunidade para a gente se especializar nessa área e quem sabe futuramente, com a conclusão do curso, ser uma possibilidade para conseguir um emprego. Atualmente eu estou desempregada e acredito que com a qualificação profissional vai dar tudo certo. Estou muito ansiosa, acho que vai ser maravilhoso mais essa experiência e vou aproveitar ao máximo”, disse.

Para o secretário de Educação do Município, Raymundo Asfora Neto, a iniciativa também vai impactar positivamente na aprendizagem dos alunos filhos dos beneficiados com o curso. “É uma aposta que a gestão do prefeito Bruno faz de modo inovador, mostrando aos pais que, além de garantir uma educação aos filhos matriculados na nossa rede, também teremos esse diferencial porque entendemos que quando o pai ou a mãe estão trabalhando isso afeta diretamente na aprendizagem do aluno”, disse o secretário.

O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, destacou o objetivo do curso. “Em parceria com a Seduc a gente amplia o curso para esse público para fortalecer a geração de emprego e renda voltados aos pais de alunos das escolas públicas. Então é uma promoção de igualdade de oportunidades e vai afetar diretamente até o aluno na sala de aula, porque a gente entendendo que eles precisam receber um suporte para a melhoria da qualidade de vida, esse curso vem sanar com essa oportunidade”, frisou.

Já o gerente do Senai Prata, Denecler Rodrigues, pontuou que o curso fruto da parceria segue a mesma metodologia dos cursos oferecidos diretamente na instituição. “A missão do Senai é proporcionar a mudança na vida das pessoas e esse momento é exatamente para abrir portas para essas pessoas”, destacou.

As aulas acontecem no período da noite e tem o objetivo de qualificar profissionais para desenvolver competências de executar e manter instalações elétricas prediais de baixa tensão, de acordo com projetos e em conformidade com normas técnicas, regulamentadoras, ambientais e de segurança vigentes.

Codecom-PMCG