08/11/2017

Deputado Veneziano propõe ginástica laboral e acompanhamento psicológico aos profissionais de telemarketing Deputado Veneziano propõe ginástica laboral e acompanhamento psicológico aos profissionais de telemarketing




As empresas de teleatendimento ou telemarketing serão obrigadas a oferecer serviços de ginástica laboral e atendimento psicológico a seus empregados. É o que propõe o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) em seu Projeto de Lei nº 8.100/2017, que ressalta que a participação do funcionário na ginástica laboral não será obrigatória, e a recusa do trabalhador em praticá-la não poderá ser utilizada para efeito de qualquer punição.

Segundo a proposta de Veneziano, as empresas de telemarketing com 50 funcionários ou mais deverão manter, durante todo o seu horário de funcionamento, um ou mais profissionais disponíveis para realização e tutoria de ginástica laboral para seus trabalhadores, que deverá ser oferecida para todos os empregados que trabalhem no atendimento de clientes, durante o horário de trabalho, não podendo ser realizada nos períodos de descanso previstos na legislação ou em acordo coletivo.

Já nas empresas com menos de 50 funcionários deverá ser feito treinamento de ginástica laboral para os funcionários na admissão e a cada três meses, e sua prática deverá ser estimulada. Essas empresas deverão informar a seus funcionários sobre a existência e importância deste serviço para manter a integridade da saúde corporal e mental de seus funcionários.

“Entende-se que as empresas que possuem uma quantidade razoável de empregados na função de teleatendimento deveriam manter profissionais capacitados para comandarem a ginástica laboral em caráter permanente, o que evitaria muitos problemas de saúde”, afirma o parlamentar.

Insalubridade – O deputado Veneziano justifica a sua proposta ao ressaltar que os profissionais de telemarketing atuam em um ambiente de estresse significativo, em postos de trabalho pouco ergonômicos, atuando em estações de trabalho com teclado, monitor e mouse durante praticamente toda a jornada, em posições inadequadas e exercendo funções repetitivas, com a necessidade de cumprimento de metas, e cobrança constante dos supervisores, o que pode levar ao surgimento de doenças.

Redação com Assessoria