06/06/2023

JULGAMENTO DE BOLSONARO - TSE marca data para julgar inelegibilidade do ex-presidente JULGAMENTO DE BOLSONARO - TSE marca data para julgar inelegibilidade do ex-presidente




O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pautou para o próximo dia 22, anti véspera de São João,  o julgamento de uma das 16 ações que tramitam na côrte e podem deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

A Ação de Investigação Eleitoral (Aije) foi movida pelo PDT e questiona um encontro promovido por Bolsonaro, no Palácio da Alvorada em reunião com embaixadores, realizada em julho do ano passado, na qual ele criticou as urnas eletrônicas. Bolsonaro é acusado de uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político. A ação é de autoria do PDT.

Em parecer assinado em abril pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente, entendendo que o discurso de Bolsonaro aos embaixadores atacou as instituições eleitorais, com abuso de poder político e desvio de finalidade, além de uso indevido dos meios de comunicação, já que a reunião foi transmitida pelos canais oficiais do governo.

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem: Reprodução divulgação TSE