06/06/2023

GABINETE PARALELO - Jornal revela que sogro de ministro despacha como se fosse o titular GABINETE PARALELO - Jornal revela que sogro de ministro despacha como se fosse o titular





O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, confirmou que seu sogro, Fernando Fialho, despachou na sede da pasta, em Brasília, mas negou irregularidades no envolvimento informal.

Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta segunda-feira 5 mostrou que Fialho frequenta o gabinete do genro, mesmo sem ter sido nomeado para qualquer cargo público.

O jornal teve acesso às entradas e saídas de de Fernando Fialho da sede ministerial. Há registros, inclusive, de quando Juscelino Filho cumpriu agenda no Maranhão, sua base eleitoral. Procurado pela reportagem, o Ministério das Comunicações confirmou que o sogro do ministro despacha na pasta e justificou que ele contribuiu “com sua experiência”.

Um empresário recebido em 17 de março contou foi ao gabinete e tratou com Fernando Fialho sobre internet e “expansão da conectividade”, apesar de não ter ligação com a área de Comunicações. Segundo dados da Receita Federal, o sogro do ministro controla, atualmente, cinco empresas nos ramos de portos, construção, mineração, criação animal e consultoria.

Fialho foi diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) entre 2006 e 2012 e secretário de Estado do Maranhão entre abril de 2012 e dezembro de 2014, no segundo governo de Roseana Sarney (MDB). Por conta desse último cargo, ele é réu em processo na Justiça do Maranhão por desvio de dinheiro público.

Redação com DP-O tempo / Fotomontagem: Reprodução redes sociais