05/06/2023

QUAL O FUTURO? Unicef informa que 2 milhões de jovens estão fora das escolas no Brasil QUAL O FUTURO? Unicef informa que 2 milhões de jovens estão fora das escolas no Brasil




A evasão escolar pode ser classificada como o abandono estudantil motivado por causas diferentes. Esse tema é frequente nos debates educacionais brasileiros há tempos e entender os motivos para ele ser uma constante pode ser um 1º passo para buscar soluções. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Unicef ​​, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil.

Nota-se que o número apresentado teve um crescimento exponencial depois da pandemia de covid-19, que contribuiu para o aumento da desigualdade social e económica em diferentes aspetos, sendo um deles a educação básica nacional.

A pandemia, no entanto, não foi a única razão para o crescimento desse número. Em 2.018, em uma pesquisa também realizada pela Unicef, foi revelado que a evasão escolar continuou a apresentar uma projeção de crescimento – apenas de 2.017 a 2.018 cerca de 220 milhões de jovens desistiram de frequentar a escola, a maioria desses permaneceram às escolas públicas.

Redação com Poder-360 / Imagem: Reprodução Tv