02/06/2023

VENEZUELA - Americanos dizem que Lula precisa identificar as coisas como elas são VENEZUELA - Americanos dizem que Lula precisa identificar as coisas como elas são





Os Estados Unidos criticaram nesta quinta-feira, 1º, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou ter sido construída uma “narrativa” sobre o enfraquecimento da democracia na Venezuela. “Podemos ter um debate sobre as políticas de sanções, sobre como promover o diálogo, mas temos que identificar as coisas como elas são”, disse o principal assessor da Casa Branca para a América Latina, Juan González, quando questionado pela imprensa sobre os comentários de Lula. 

De acordo com González, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, tiveram “coragem” de refutarem a perspectiva do governante brasileiro. O assessor da Casa Branca disse que os dois presidentes lembraram “a todo o hemisfério que há certos princípios pelos quais muitos na região morreram para defender”. 

“E não podemos ver essas questões como relativas, elas são absolutas”, declarou González. Após um encontro entre Lula e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em uma cúpula regional no Brasil, o mandatário brasileiro atribuiu na última segunda-feira, 29, as alegações de violações dos direitos humanos e da democracia na Venezuela a uma construção “narrativa”. 

O presidente chileno se pronunciou no dia seguinte ao encontro para expressar sua discordância com as palavras de Lula, garantindo que a situação dos direitos humanos na Venezuela é uma “realidade grave”. O mesmo foi feito pelo presidente uruguaio, de direita, que destacou que não se pode “tapar o sol com um dedo”.

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem:Reprodução redes sociais