02/06/2023

ZANIN NO SUPREMO - Indicação de advogado de Lula não deve ter resistência no Senado ZANIN NO SUPREMO - Indicação de advogado de Lula não deve ter resistência no Senado




A indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deve sofrer resistências no Senado, mas esbarra em disputas políticas que envolvem políticos de robusta influência no país, como o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O senador Alcolumbre deve dar ritmo normal à apreciação do nome de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), diferentemente do que ocorreu com André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro à Côrte e que esperou meses por sua sabatina na comissão mais importante do Senado. A garantia de que isso vai ocorrer, inclusive, foi dada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Na CCJ, um dos cotados para assumir a relatoria de Zanin é o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que é bem-visto pelo Palácio do Planalto. A expectativa é que o nome do advogado seja sabatinado na comissão e depois apreciado no plenário da Casa até o começo de julho, antes do recesso do meio do ano.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução RICARDO STUCKERT / PR