30/05/2023

Com mudança na cobrança do ICMS, gasolina deve ficar mais cara nos postos a partir de quinta-feira Com mudança na cobrança do ICMS, gasolina deve ficar mais cara nos postos a partir de quinta-feira




O valor médio da gasolina nos postos brasileiros deve aumentar a partir de quinta-feira, 1º, já que a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível irá mudar. A partir desta data, o imposto terá uma alíquota única e fixa sobre o litro da gasolina. A cobrança sobre o litro do combustível será de R$ 1,22 em todo o país. 

Hoje, ela é feita em percentual sobre o preço de venda do produto, variando de 17% a 18%. A mudança trará impacto ao consumidor final já que o valor do tributo é embutido no preço de revenda. Segundo especialistas, o novo valor será maior do que os percentuais aplicados no território nacional. 

Assim, será uma pressão adicional sobre o litro da gasolina, que sofreu corte significativo há duas semanas pela Petrobras, na ordem de R$ 0,40 nas refinarias. Com a mudança, os Estados vão perder o direito de escolher a porcentagem da tributação. 

Na Paraíba a alta no preço do litro de gasolina deve ser em torno de 25 centavos.

Redação com Rádio Jovem Pan / Imagem: Reprodução Redes sociais