29/05/2023

Nicolás Maduro chega a Brasília para reunião com Lula Nicolás Maduro chega a Brasília para reunião com Lula




O presidente da Venezuela Nicolás Maduro chegou ao Brasil na noite deste domingo (28)acompanhado de sua esposa Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional Venezuelana. Sua visita ao país tem como objetivo participar da reunião de líderes sul-americanos convocada pelo governo brasileiro. Maduro tem reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira,(29), às 10h, no Palácio do Planalto. Após o encontro, será recebido em um almoço no Itamaraty, marcando um momento histórico de diálogo entre os líderes.

Esta é a primeira vez que Maduro visita o Brasil desde que foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, em 30 de dezembro de 2.022, Bolsonaro revogou o decreto que impedia a entrada de integrantes do governo de Maduro em território nacional, abrindo caminho para esse encontro diplomático.

Regime cruel 

A Venezuela enfrenta uma crise política e humanitária grave, sob um regime autoritário. A ditadura imposta pelo governo de Nicolás Maduro tem causado sofrimento e desespero à população. Milhares de pessoas estão enfrentando uma escassez severa de alimentos, o que resultou em uma crise humanitária, com muitos venezuelanos morrendo de fome ou fugindo do país.

Além disso, a perseguição política é uma realidade na Venezuela, com a repressão a opositores e ativistas dos direitos humanos. Muitos indivíduos têm sido presos arbitrariamente, torturados e até mesmo mortos por expressar suas opiniões contrárias ao regime.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Tv