25/05/2023

MINISTÉRIOS ENFRAQUECIDOS - ¨Lula não consegue evitar o enfraquecimento de ministérios¨ MINISTÉRIOS ENFRAQUECIDOS - ¨Lula não consegue evitar o enfraquecimento de ministérios¨




Convidado da bancada do Jornal da Cultura desta quarta-feira (24), o cientista político Sergio Fausto afirmou que o presidente Lula (PT) está em uma situação delicada em decorrência da medida provisória que desmantela a estrutura inicial dos ministérios do governo.

“Me parece esdrúxulo que o executivo não possa, unilateralmente, definir qual é a estrutura dos ministérios”, disse.

Segundo Fausto, o presidente "não consegue evitar o enfraquecimento de seus ministérios".

“Lula teve que se dobrar ao Congresso, e o Congresso aponta na direção de uma agenda muito difícil para a ministra Marina Silva”, comentou.

Fausto também entende que o presidente fica em uma situação delicada quanto a relação de setores dentro e fora do governo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Lula fica diante de um impasse enorme, porque ela será alvo de pressão de origens variadas: agronegócio, Petrobras, indústria de óleo e gás… uma eventual demissão, seja por atitude própria dela ou alguma atitude do ministério que seja insustentável, terá um custo político para o governo extraordinário”.

Nesta quarta, a comissão mista que discute a MP que reestrutura os ministérios do governo aprovou um parecer favorável à proposta. As mudanças esvaziam os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Redação com Rede Cultura / Imagens: Rede Cultura - Reprodução rs