23/05/2023

AGENDA INTERNACIONAL - Em 5 meses de governo Lula terá encontrado mais chefes de governo que Bolsonaro em 4 anos AGENDA INTERNACIONAL - Em 5 meses de governo Lula terá encontrado mais chefes de governo que Bolsonaro em 4 anos




Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completar 150 dias de governo no fim deste mês, já terá se encontrado com mais chefes de governo do que o ex-presidente Jair Bolsonaro em seus quatro anos no Palácio do Planalto. A ultrapassagem reflete os esforços da gestão atual de pôr a política externa brasileira de volta em seus trilhos históricos após quatro anos de afastamento da cena multilateral, priorizando temas antes marginalizados como meio ambiente e direitos humanos.

Lula já se reuniu com 30 presidentes ou primeiros-ministros, contando os oito que encontrou às margens da cúpula estendida do Grupo dos Sete (G7), fórum de alguma das economias mais industrializadas do planeta. Bolsonaro teve 31 encontros em quatro anos, quantidade que será ultrapassada quando seu sucessor receber no próximo dia 30 representantes de toda a América do Sul para um retiro em Brasília.

O petista tem mantido uma agenda extensa de viagens: em cinco meses, passou por nove países em cinco continentes, repetindo sempre que "o Brasil voltou". Foi aos Estados Unidos e à China se reunir com os principais parceiros comerciais brasileiros, conseguiu que americanos e britânicos se comprometessem com doações para o Fundo Amazônia e buscou reconstruir os laços com os vizinhos ao escolher a Argentina e o encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que lá acontecia como destino inaugural.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução divulgação PR